My college life

     Hoje quero contar um pouco sobre minha vida na faculdade. Comecei a faculdade com a intenção de me formar em comunicações, com ênfase em línguas. Mas tive a oportunidade de traduzir varias reuniões e estudos do espanhol pro inglês, do português pro espanhol, do português pro inglês, e confesso que não tava gostando muito. Fazia pela obra de Deus, de todo coração. Mas fazer daquilo minha profissão não era uma idéia que eu estava gostando. Corri na faculdade e fui falar com um conselheiro de carreira profissional. Disse a ele que eu havia feito radiologia no Brasil, que eu amava trabalhar em hospitais, e perguntei se seria uma boa idéia mudar meu curso para enfermagem. Ele olhou alguns sites do governo, e disse que é uma profissão que a tendência é contratar mais que o daqui 5 anos, e que era sim, uma boa carreira, especialmente pela paixão que eu demonstrava ao falar do meu trabalho no hospital. Fui orientada que meu curso dura 2 anos e meio, e que se eu quiser ir um nível mais alto, posso transferir para a faculdade do estado ao termino do curso e fazer mais 1 ano e meio de enfermagem lá. Não é bem isso, mas para vocês entenderem melhor, é como se fosse o tecnólogo e a faculdade. Só que aqui não existe tecnólogo, rs.

     Aqui é assim: você escolhe o curso que quer fazer e tem uma lista de aulas que você precisa fazer para completar aquele curso. Você escolhe a aula que quer fazer e quantas aulas quer fazer naquele semestre. Então você pode terminar o curso em 2 anos e meio (alguns cursos), 4 anos, ou 20 anos, dependendo da sua vontade e condições de estudar. Já vi gente que está estudando ha mais de 3 anos e não esta nem na metade do curso porque estuda 1, 2 aulas por semestre. Claro que tem uma ordem a ser seguida, por exemplo, da matemática básica pra avançada, inglês 1, depois inglês 2, assim por diante. E tem alguns cursos que você faz algumas aulas básicas, e depois tem que prestar uma prova especial para entrar no curso que você quer fazer. No meu caso, por exemplo, eu tenho que fazer biologia 1 e 2 (conhecida aqui como biology 168 e 169, inglês 1 e 2 (english 111 e 112), psicologia (psychology 150) e matemática “de faculdade” (math 161) para poder prestar uma prova e entrar no programa de enfermagem. Alem das classes, tenho que ser formada em auxiliar de enfermagem. O problema é que alunos que estão a mais tempo na faculdade, tem direito de se registrar em classes primeiro, e eu não consegui me registrar para as aulas de biologia que são super concorridas. Então estou estudando outras matérias, que também fazem parte da minha grade curricular, mas não preciso delas para entrar no programa. Em outras palavras, vou demorar mais para entrar no programa. Esse semestre estou tendo aulas de inglês 2, computação básica (que não é tão básica assim), apreciação de musica (sim é uma matéria, e sim, é exigida), e matemática 80 (que é a que vem antes da 161). Já falei aqui sobre isso, mas vale relembrar: se você não qualifica para uma determinada aula, (como eu não qualifiquei para matemática) você tem que ter as aulas “preparatórias”’ para poder entrar naquele classe. Existe também uma lista com matérias em que você tem que escolher ao menos uma, chamada humanitária. Nessa lista existe aulas como antigo testamento, novo testamento, religiões do mundo, religiões na America, dança, canto, teatro, produção de teatro, historia do rock, apreciação de musica, apreciação de dança e outras do tipo. Como eu não sei dançar, cantar, atuar, nada disso, escolhi fazer ou aulas “bíblicas” ou religião. Mas estavam lotadas, então escolhi apreciação de musica, que dizem que é uma aula bem legal. E da mesma forma que você escolhe as classes, você escolhe também os horários. Você pode estudar manha, tarde ou noite, de uma a 5 vezes por semana, online, ou tele aulas, tudo depende da sua agenda. Eu, por exemplo, esse semestre tenho aula de computação de segunda, das 18 as 21:55, inglês de quarta das 18 as 20:40, aulas de matemática online, onde posso estudar qualquer dia, qualquer hora, desde que eu entregue as lições antes da data de entrega, e em março começam minhas aulas de musica as terças e quintas, a noite também, não me lembro ao certo o horário.

     Agora que vocês já sabem como funciona a faculdade aqui, fica mais facil entender meus proximos posts. Aguardem...

0 comentários:

Postar um comentário