Aprendendo ingles

     Eu ouco muita gente comentando que se soubesse falar ingles, a vida seria mais facil. A verdade eh que para aprender falar ingles, na maioria dos casos, nao eh necessario pagar uma fortuna com escolas carissimas de linguas. Se voce ainda tem a mente jovem, eh muito provavel que voce consiga aprender sozinho(a), basta apenas deixar a preguica e as desculpas de lado.
     Conheco varias pessoas que aprenderam ingles sozinhas e se sairam muito bem. Vou dar alguns exemplos e dicas para quem quer fazer o mesmo.
     Esses dias fui em uma concessionaria para ver um carro, e o vendedor veio falar comigo. Depois de quase meia hora conversando com ele, percebi que muito de vez em quando ele tinha um pequeno sotaque. Nao quis perguntar de onde ele era, porque as vezes a pessoa se ofende. E o ingles dele era tao bom, que nem valia a pena tocar no assunto. No meio da conversa ele falou que era do Brasil. Na mesma hora eu e minha amiga comecamos a falar portugues e brincar com o porque estavamos gastando nosso ingles a toa. Ele disse que esta aqui ha apenas 12 anos, que nunca fez aula de ingles, e aprendeu tudo sozinho. Agora considere que, ele tinha mais de 30 anos e trabalha em uma das maiores concessionarias da Ford e Mustang da cidade. Ou seja, ele nao eh tao novo e conseguiu um otimo emprego pra quem nunca teve aula de ingles.
     Minha amiga tinha um irmao que fazia um bom curso de ingles com varios livros caros. Quando ele nao estava usando, ela pegava os livros dele, estudava e fazia todos os exercicios, sem ajuda de ninguem. Na epoca ela trabalhava o dia todo e fazia faculdade de matematica na Unicamp. Ou seja, ela nao tinha tempo pra estudar. Mas ela deu um jeito, e conseguiu. Quando ela chegou aqui, ela foi fazer aulas em uma escola de ingles em New Jersey, e a propria professora disse que o ingles dela era um nivel muito mais avancado do que aquelas aulas, e que se minha amiga ainda quisesse melhorar o ingles dela, somente com aulas de ingles na faculdade. Em uma outra ocasiao, ela conseguiu emprego de baba em uma familia americana. A patroa dela disse que havia demitido a baba anterior que era americana para contratar minha amiga. Quando minha amiga perguntou o porque, a patroa disse que minha amiga pode ate ter sotaque, mas ela forma as frases perfeitamente, enquanto a americana usava muita giria e abreviacoes (ex: nois vai, 'ce ta loca).
     Minha prima que mora aqui perto de mim e eu temos casos semelhantes. Ambas estudamos atraves de musicas, filmes, e livros em ingles. Antes de vir pra ca, ela dava aulas de ingles na igreja perto da casa dela. Hoje ela eh formada em comunicacoes e trabalha numa empresa multinacional.
     Eu sempre gostei de musicas em ingles, e minha mae sempre dizia que nao gostava que a gente cantasse musicas que a gente nao tinha a menor ideia do que falavam. Entao sempre gostei de traduzir musicas, para ter pelo menos uma ideia sobre o que elas falam. Me lembro quando era adolescente eu tinha pastas e pastas com letras de musica e traducoes dos Backstreet Boys e das Spice Girls. Isso me deu um bom vocabulario e eu ja conseguia formular varias frases. Quando comecei com a documentacao para vir morar aqui, intensifiquei bastante meus estudos. Naquela epoca eu passava um bom tempo dentro de onibus/trem/metro. Entao eu ficava ouvindo as musicas que eu gostava (em ingles, logico) e ficava escrevendo as palavras que eu entendia. E eu gostava de desafios. Me lembro que consegui escrever o refrao da musica "Like You", da Ciara, que eh bem rapida, so de ouvir. Levou dias, mas consegui, rs. O contrario tambem funciona. Eu pegava as musicas em portugues que eu sempre ouvia e ficava traduzindo pro ingles. Musicas ajudam muito no vocabulario e pronuncia. Tenha o ouvido afiado e cante a musica com a letra nas maos ate voce achar que sua pronuncia ta bem parecida com a do cantor(a).
     Outra coisa que ajuda bastante sao filmes e seriados (hello viciados em Friends). Pegue aquele seu filme favorito, aquele que voce sabe as falas de cor e salteado e o assista com legendas em ingles. Como voce ja sabe o que eles vao falar em portugues, voce nao vai tropecar tanto nas palavras novas e ainda aprendera algumas expressoes. Assistir TV em ingles acostuma seu cerebro a pensar em ingles e seu ouvido tambem.
     Procure na internet aulas gratis de ingles. Existem sites com pequenas apostilas disponiveis para download onde voce pode ler e aprender um pouco mais de gramatica.
     Me lembro quando fiz o teste de ingles na faculdade um ano depois que estava aqui, fui perguntar a coordenadora o que fazer para melhorar meu ingles. Ela olhou para os resultados e me perguntou porque eu estava falando aquilo. Eu disse que sempre fui exigente comigo mesma e que ficava frustrada toda vez que eu queria dizer algo e nao conseguia. Foi quando ela me disse que minha pontuacao no teste havia sido maior que a de alunos americanos recem formados em high school, e que eu nunca teria o ingles como o de um americano porque portugues sempre seria minha primeira lingua. O que quero dizer com isso eh que nao importa o quao ruim voce pensa que eh falando ingles. Provavelmente voce fala muito melhor do que imagina. Eh so uma questao de pratica. Nao desista!
     Com o avanco da tecnologia, sao inumeras as possibilidades para se aprender ingles por conta propria. A pergunta eh: voce realmente quer?
     Que Deus abencoe e ilumine seus estudos!

3 comentários:

Unknown disse...

Amei este post Lilian, me insentivou bastante!!!

Você continua a mesma pessoa muito divertida, como o seu blog...rsrs

Bjs

Rosana(Brasil)

Daniela Cardoso disse...

Arrasou Lilian.....independente de ser inglês ou qualquer coisa na vida....jamais devemos desistir...pois até que sabe muito um dia não soube nada.....Com fé em Deus sempre querida....um grande abraço!!!!PS:Torcççendo sempre por vc!!!!^^

Unknown disse...

Nossa amei esse post! Estou nessa missão de ser fluente por conta própria e confesso que não tem sido nada fácil, mas não irei desistir e seu depoimento ajudou e muito !
Abraço !

Postar um comentário